Por: Wallace Ribeiro

Os diferentes estilos de posts

Com o constante avanço da tecnologia em todas as áreas, principalmente a digital, é impossível sobreviver em um mercado competitivo sem aderir ao novo e moderno. Por essa razão, empresas do mundo todo, sejam de pequeno, médio ou grande porte, utilizam da tecnologia para manter e levar seu negócio adiante.

Mas não basta simplesmente estar presente e utilizar de mecanismos modernos de comunicação, é necessária uma compreensão e interesses maiores que a própria vontade de vender, principalmente por se tratar do seu negócio, seu futuro e principalmente o futuro da sua empresa.

Redes Sociais

Com a expansão crescente das redes sociais e a grande procura das pessoas por entretenimento no dia a dia, utilizar das redes para publicidade e marketing de conteúdo tem sido a grande aposta de mais de 15 milhões de empresas registradas no mundo todo.

Até a presente data, aproximadamente 40% da população mundial utiliza de algum tipo de rede social diariamente.

Desde 2013 o Brasil está posicionado em segundo lugar na lista dos países que mais utilizam redes sociais diariamente. Essa grande quantidade diária de acessos nas plataformas abre portas para grandes oportunidades de negócios, sendo um ótimo lugar para investir e impulsionar o alcance da sua marca.

Conteúdo Digital: Devo me Acomodar?

Sabemos que a melhor maneira de manter seu público fiel e atrair novos no meio digital é através de postagens constantes que exponham sua marca como a mais atrativa. É dessa maneira que as grandes empresas disputam pela atenção e fidelidade de seus consumidores, porém, não se trata apenas de manter suas redes sociais em dia, é necessário saber discernir quando e como fazer uma mudança que agregará ainda mais valor aos olhos do seu consumidor.

Ao dizer que o “velho conteúdo básico” é eficaz, você pode estar enganando a si mesmo. Apesar de parecer que está indo bem, a acomodação por parte de uma empresa pode ser um grave erro que impedirá que a mesma evolua e cresça no mercado e na mente das pessoas. Sair da “mesmice” e se manter atualizado quanto ao novo conteúdo ou novas ideias e formas de marketing é vital para o funcionamento eficaz de um negócio.

Variando o Estilo de Postagem

Apesar de um único estilo de postagem aparentar ser seguro, tal “segurança” pode evitar alcance e engajamento de um público maior do que você já possui, fique atento aos exemplos de postagem abaixo para sair do padrão e tornar o seu negócio mais atrativo.

Post Evergreen

As postagens Evergreen englobam um conteúdo que, apesar do tempo, está sempre atual. O conteúdo evergreen não tem data de validade e reterá seu valor a longo prazo. Veja abaixo alguns exemplos:

•          Dicas;

•          Tutoriais;

•          Artigos;

•          Listas;

•          Avaliações de produtos;

•          Vídeos.

Existem alguns assuntos que nunca ficam “velhos”, como comida, finanças, cuidados infantis, busca por emprego, perda de peso ou recomendações. Apesar de tudo, é indispensável que o conteúdo tenha relação com o seu negócio, seus produtos e/ou serviços.

Post com Interação

De acordo com uma pesquisa feita pela Ion Interactive, que mensurou a efetividade de conteúdo interativo, 93% das pessoas entrevistadas disseram acreditar que esse seja mais eficaz para captar tanto a atenção quanto o interesse do público; segundo a mesma pesquisa, em apenas 55% das vezes o material estático foi considerado como eficiente. Mas, como fazer um post interativo?

Sites como SlideShare, MakeaGif, e Qzzr podem ajudar. Você pode incluir testes, apresentações, animações e episódios inteiros de qualquer conteúdo que você imaginar para atrair o seu consumidor.

Atração por Buzz

Os posts para gerar Buzz são outra ótima tática para atrair um número maior de pessoas, além de nunca saírem do moda por conta de sua efetividade. Eles geralmente abordam temas variados como:

•          Fatos sobre assuntos recentes;

•          Temas do momento e altamente discutidos;

•          Contradições;

•          Assuntos polêmicos.

Utilize ferramentas como o Google Trends para ficar por dentro dos assuntos mais discutidos e utilize da sua criatividade para torná-los mais atrativos e sujeitos a enfrentamentos de ideias na web, atrair dois públicos com opiniões diferentes para um mesmo assunto pode gerar grande visibilidade para o seu material.