Por: Thaline Pagotto

Entenda a importância da Escaneabilidade

Com tanto conteúdo online, garantir que seu texto seja escaneável é uma excelente forma de conquistar a confiança do leitor, se destacar e passar credibilidade.

Já mostramos em posts um pouco sobre a importância de deixar seus conteúdos escaneáveis e hoje vamos dar um pouco mais de profundidade para este assunto.

A escaneabilidade permite que seus posts sejam mais amigáveis aos olhos dos leitores e ajuda a otimizar a qualidade dos seus textos.

Leitura dinâmica

Existem alguns fatores que estão influenciando na experiência de leitura das pessoas.

Primeiro pense em quantas abas ficam abertas no seu navegador, é comum o ato de pular de uma aba para a outra e fazer a leitura dinâmica dos conteúdos a fim de ganhar tempo na procura por alguma resposta. Isso está relacionado, também, à falta de tempo, já que normalmente fazemos várias atividades ao mesmo tempo.

No material impresso, é comum que aconteça o padrão de leitura Z. O olho começa a ler do canto esquerdo superior até o canto direito inferior, de forma a fazer uma leitura dinâmica, que permite a assimilação do conteúdo de forma mais rápida.

No digital as pessoas costumam ter mais pressa ainda, e no momento de leitura ocorre o padrão F.

Padrão de leitura F

A primeira atitude tomada ao entrar em uma página é a leitura dinâmica, de modo a avaliar de maneira rápida se o que está presente ali é realmente valioso ou não.

Caso o visitante do blog tenha a impressão de que o seu conteúdo não é relevante para ele ou não consiga identificar o que vai ser abordado nele, facilmente fechará a aba e realizará uma nova pesquisa, para que encontre um outro blog ou site que o deixe mais satisfeito.

Se o seu site interessar ao leitor ele seguirá alguns passos:

1) são feitas duas leituras horizontais: o primeiro parágrafo é lido e também o segundo;

2) para não restar dúvidas, o leitor faz um escaneamento vertical do lado esquerdo da página, conferindo o restante do conteúdo.

Levar em consideração esse hábito na hora de produzir um texto é muito importante para torná-lo escaneável, pois isso fará toda a diferença na experiência do visitante do seu blog, além de contribuir com que ele permaneça na página por mais tempo.

O ideal, portanto, é que você privilegie esses pontos de foco com informações significativas e atrativas, de modo a conquistar o leitor.

Um método muito adotado é o da pirâmide invertida, em que logo no início do texto ou de cada parágrafo são apresentados os conteúdos-chave de cada tópico.

A escaneabilidade pode influenciar a experiência de leitura

Pare um minuto e pense no que você faz quando tem uma dúvida. Provavelmente, segue os seguintes passos nesse tipo de situação:

- acessa determinado site de buscas;

- escolhe as palavras-chave e faz uma pesquisa;

- analisa os resultados e opta pelo site ou blog que parece ser mais confiável;

- escaneia o conteúdo e verifica se ele tem a resposta para o seu questionamento.

Em uma situação modelo, essa experiência seria positiva de primeira e você não teria que repetir todo o processo para ter acesso a uma informação de qualidade. Mas não é sempre que isso acontece, certo?

A escaneabilidade, portanto, é um modo de evitar que o leitor abandone o seu conteúdo por não entender o que ele fala.

Criando um conteúdo escaneável

* defina o tamanho do texto;

* aposte em diferentes formatos de conteúdos;

* use bullet points, itálico e negrito;

* alinhe o texto à esquerda;

* divida o texto em subtítulos;

* escreva parágrafos pequenos;

* insira imagens e outros elementos não verbais

Concluindo

Há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e as pessoas não querem perder tempo correndo atrás daquilo que deveria ser apresentado para elas de um jeito simples e fácil de entender.

Pensando nisso, se você quer aumentar seus acessos e manter o visitante mais tempo no seu site, blog ou rede social, é indispensável o uso da técnica de escaneabilidade.