Por: Wallace Ribeiro

Burlando o Bloqueio Criativo

Todos que trabalham com produção de qualquer tipo de conteúdo, uma vez ou outra, se encontram em um completo bloqueio criativo. Paramos, respiramos, pegamos um café e fazemos qualquer outra coisa que nos distraia por alguns minutos enquanto esperamos que as ideias venham até nossa mente, mas a impressão que temos é que quanto mais forçamos esse “intervalo mental”, menos sentimos a presença de algo verdadeiramente criativo. Venha comigo por essa matéria que irei te mostrar o que pode estar causando esse tormento e como você pode evita-lo.

O que causa e como evitar

O bloqueio criativo pode se tornar um pesadelo na vida de um criador, e algumas vezes parece ser inevitável; se nunca teve um bloqueio criativo em sua vida, você simplesmente não é humano, todos passamos uma vez ou outra por esse problema incômodo que parece surgir apenas nos momentos de maior necessidade. Mas o que causa essa incapacidade?
Um bloqueio criativo pode surgir de várias maneiras, mas na maioria das vezes ele surge por nossa culpa; através de sentimentos que deixamos manifestar em nós mesmos, acabamos nos sabotando na hora da criação. Vejamos abaixo alguns dos principais causadores:

Busca pelo perfeccionismo

Muitas vezes buscamos o “resultado perfeito” e a busca por esse resultado é uma batalha diária na vida das pessoas que trabalham com criação, mas na grande maioria, essa insatisfação própria leva ao caminho do perfeccionismo, no qual facilmente nos perdemos.

Para evitar isso, é importante planejar e pensar com antecedência no tipo de conteúdo que pretendemos desenvolver. É sempre importante buscar informação, mas não corra para frente do computador assim que encontrar algo interessante, apenas anote e reserve o tema para uma data futura, dessa forma você terá algo de qualidade planejado além de tempo para “viajar” na ideia, evitando que se pressione tanto. Tendo algo bom com o que trabalhar você só precisará se preocupar em transformá-lo em conteúdo relevante para você e seu público.

Medo dos resultados

Se você faz parte da porcentagem de pessoas que não para de checar os resultados do seu último trabalho com uma frequência absurda, tenho uma notícia para você: isso pode ser a causa do seus problemas de bloqueio. É sempre bom ficar de olho nos resultados do seu trabalho, principalmente se for um “xodó” seu, mas não se cobre muito a respeito, o medo de não alcançar resultados anteriores nos força em direção a uma zona de exigência própria, a qual nos mantêm presos em uma ilusão de que temos o dever de alcançar resultados cada vez maiores. Os resultados virão, isso é fato, mas eles crescem de forma gradativa e no seu próprio tempo, não tente forçar algo bom, crie algo que goste, mas deixe que a recompensa venha naturalmente.

Transtorno da autossuperação

Esse tópico poderia ser facilmente inserido no título anterior, mas aqui vamos desenvolver ele um pouquinho mais. A autossuperação é o sentimento constante de sempre querer extrair algo melhor de si com a intenção de alcançar melhores resultados do que aqueles que já conseguira, essa ideia está enraizada em nossa mente e foi inserida lá por expectativas externas. Muitas vezes esse sentimento é gerado pelo medo, medo de ser visto de forma negativa pelo mundo da criação de conteúdo e até mesmo por pessoas de fora dele, as quais julgamos exigentes inconscientemente. Superar expectativas próprias é algo bom, porém, apenas quando visto como um desafio saudável e particular, a partir do momento em que transformamos essa prática em uma espécie de “dever”, nos tornamos doentes por resultados e isso nos afeta negativamente de várias formas, sendo uma delas o bloqueio criativo constante. Quando for criar, apenas se concentre em fazer algo bom o bastante para você e deixe que a qualidade do seu trabalho fale por si mesma, o aperfeiçoamento pessoal vem com o aprendizado constante, então não “esquente a cabeça” enquanto você ainda tem o que aprender.

 
A criação de conteúdo é um grande desafio, mas não quer dizer que você precisa ser o guerreiro mais experiente para encará-lo, ele foi feito para todos os que buscam algo próprio. Conforme avança e insiste, seu conteúdo se encaixará no meio para o qual você se planeja e os resultados virão tão automaticamente que em breve estará produzindo em uma velocidade imperceptível até mesmo para você!

Lembre-se! A conquista do seu objetivo só é possível através do aperfeiçoamento consciente do seu trabalho, não permita se pressionar a alcançar resultados para os quais você ainda não se sente preparado, se permita apenas sentir o caminho até o topo da escadaria que compõe seus objetivos pessoais e profissionais.