Por: Diego Mellek

As 5 maiores tendências de redes sociais para 2018/2019

Crescimento de comunidades

Em 2017 foi possível notar o crescimento e fortalecimento das comunidades nas redes sociais. Isso é uma tendência que ganha ainda mais força em 2018.

Os grupos em redes sociais são ferramentas cada vez mais utilizadas pelas empresas como forma de engajar seus seguidores. Já podemos ver neles uma grande oportunidade de começar a driblar o declínio do alcance orgânico. As marcas possuem grupos que estão sempre presentes em seus perfis comentando, reagindo e compartilhando suas publicações.

Como as empresas podem fazer o gerenciamento de sua comunidade para obter melhores resultados continua sendo um desafio. Existem diversas formas de gerenciar seus seguidores, o que irá contribuir para o crescimento da rede e do sucesso da marca.

Conteúdo gerado pelo usuário

Como já mencionamos, estamos em uma realidade com consumidores extremamente ativos. Eles não querem somente sentir-se representados pelo que veem na redes sociais: eles querem perceber-se como personagens daquela construção.

Uma forma de se adaptar à essa realidade é investir em conteúdos gerados pelo próprio usuário. Essa estratégia não é uma tendência por acaso. Ela pode trazer benefícios valiosos para qualquer marca.
Além disso, se um conteúdo focado no consumidor gera engajamento, imagine um produzido por eles! Explore esse potencial.

Oportunidades com conteúdo momentâneo

Nos últimos anos vimos o crescimento desses conteúdos nas redes sociais. São momentos passageiros! Um Stories, por exemplo, fica somente 24 horas no ar. Se o usuário perder aquele momento, provavelmente ele nunca conseguirá recuperá-lo.

Esse tipo de conteúdo traz grandes oportunidades para as empresas, pois criam um senso de urgência no usuário que não quer perder aquele momento.

Autenticidade é outro valor que esses conteúdos podem transmitir. Por serem muitas vezes feitos de forma rápida, eles mostram a realidade da empresa e estreitam o laço entre marca e público além de incentivar o consumo mobile que é uma das tendências para o futuro.

A revolução dos chatbots

As empresas estão cada vez mais investindo em chatbots: 20% do conteúdo gerado no mercado empresarial será gerado por máquinas até o ano que vem.

Essas ferramentas estão cada vez mais inteligentes e prontas para atender os consumidores em qualquer situação. Elas oferecem a possibilidade de um atendimento rápido e humanizado, otimizando o trabalho de profissionais da área.

Com a automação no contato com os usuários, é mais fácil redirecionar e dar o devido tratamento a cada caso. Consumidores terão respostas mais rapidamente e as empresas poderão otimizar o tempo destinado ao atendimento.

Conteúdo audiovisual ainda mais poderoso

É praticamente impossível entrarmos em qualquer rede social e não encontrarmos dezenas de conteúdos em vídeo. Isso já é uma tendência há algum tempo.

Em apenas quatro anos, 80% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos, de acordo com pesquisas da Cisco.

Todos nós assistimos vídeos o dia todo, e esses dados só comprovam isso. Como dissemos anteriormente, essa grande exposição de conteúdo audiovisual pode gerar uma saturação nos usuários. No entanto, esse desafio pode virar uma grande oportunidade para profissionais de marketing.

Marcas que conseguirem pensar fora da caixa e fazer diferente de todas outras com certeza sairão na frente nessa disputa pela atenção do consumidor.

Se você chegou até aqui já sabe o que fazer para conseguir resultados ainda melhores no próximo ano! Entender o que é tendência é valioso para otimizar sua estratégia.

Trabalhar com redes sociais é sempre complexo, pelas inúmeras mudanças que acontecem e os riscos que precisamos tomar. Mas saber investir nelas pode ser o que vai garantir seus resultados.