Por: Thaline Pagotto

Por onde começar o Marketing Digital?

     Muitas pessoas acham que não vale a pena investir em profissionais aptos a trabalhar com o Marketing Digital de sua empresa. Então vamos descobrir! Vale a pena ou não? 


     Sim, o Marketing Digital engloba muito as mídias sociais, mas não só isso. Falando em mídias sociais (ferramentas grátis, compatíveis com qualquer smartphone e simples), quase todo mundo sabe usar e aproveitar todas as suas funcionalidades, mas isso é Marketing? Não, o que define estar executando um bom marketing é realizar pesquisas e estudos, criar estratégias psicológicas e matemáticas, entender o mercado, entender o público e executar qualquer tipo de ação que seja necessária para cumprir com a estratégia. 

Mas se eu quiser fazer meu próprio MKT Digital, por onde começar? 
     De início recomendo fazer pesquisas na área, cursos online e gratuitos que trarão algum tipo de conhecimento prévio para a execução da sua estratégia. Conhecer o mercado e realizar a criação da persona. Comece a entender que as mídias sociais são veículos assim como um canal de TV ou estação de rádio, por exemplo, então é necessário sim fazer investimentos em anúncios. 
     É imprescindível sim a contratação de empresas ou profissionais especializados na área quando sentir que seu tempo já está reduzido e você não consegue mais se dedicar a isso, mas enquanto estiver por conta própria saiba que deve haver muita dedicação. Por isso separe um tempinho todos os dias para isso. 

Começando do ZERO 
     O primeiro passo é a criação das redes sociais, da sua empresa ou pessoal. Estar acidamente presente e aproveitando todos os formatos possíveis (stories, posts, podcasts, vídeos, textos,…). Crie conteúdos bacanas e defina qual será a sua narrativa ao passar esses conteúdos. E não se esqueça, invista sempre em anúncios pagos, isso aumentará seu alcance e levará a sua marca ao conhecimento de mais pessoas.