O ponto inicial para a geração de conteúdo é o planejamento, seja um webinário onde obtenha diversas informações, ou um post para rede social. Portanto é certo compreender que: em suma, o planejamento está completamente ligado aos temas voltados para o ramo de atividade em que atua o seu negócio.

Este planejamento deve ser o ponto de partida inicial referente às publicações, que irão engajar o seu potencial cliente para o consumo dos seus produtos ou serviços. O planejamento é tão importante quanto os próprios temas que serão debatidos em suas redes de envolvimento, pois é por meio dele que você terá o total controle dos assuntos “quentes” discutidos em seus principais canais de comunicação.

As ferramentas utilizadas para o planejamento são diversas: planilhas em Excel, Google Docs, Documento Word, sistemas automatizados online para programação de post, além de aplicativos.

Agora que você entendeu a importância do planejamento, vamos falar do conteúdo propriamente dito? Para facilitar o entendimento deste tema, catalogamos 7 (sete) principais meios de envolvimento (conteúdo).

Vamos lá?

Blog post

Essa matéria que você está lendo, por exemplo, caracteriza-se como um blog post. Por meio do seu blog ou site, utilize maneiras de oferecer aos seus potenciais clientes textos que tragam informações o suficiente para resolver algum problema que ele esteja passando em determinada situação.

Vale aqui lembrar, que este conteúdo do post para o seu site ou blog, poderá ter relevância por muito tempo, fique tranquilo se não gerar envolvimento nos primeiros dias de sua postagem, afinal, como se trata de uma matéria para solução, seu cliente só irá procurar quando mais precisar, a qualquer momento.

Conteúdo noticioso

Este é utilizado em sites onde a publicação é realizada em tempo real, como portais de notícias . A veracidade das informações contidas neste post ou noticia, é de suma importância para o alcance maior de pessoas. Caso você copie dados de outro post que não seja de sua autoria, tenha certeza que o seu blog ou site não alcançará o sucesso esperado.

E-books

São os famosos livros digitais, onde neles há um conhecimento profundo de determinado assunto. Por ele você tem o papel de educar o leitor, trazer dicas e ferramentas para solução de algum problema. E que seja relevante para o seu leitor, afinal, se você chegou até aqui é porque o seu relacionamento com o potencial cliente está no caminho certo. Ofereça o E-book como ferramenta de troca para conquistá-lo, e mantenha laços de confiança.

Infográfico

Este é apresentado de forma visual, são os posts customizados com figuras e dados anexados em uma imagem. Para melhor compreender, são peças onde a representação é ilustrada entre artes e textos.

Conteúdos audiovisuais

São vídeos onde você pode trabalhar imagens, cores, efeitos, cenas, até onde sua imaginação conseguir cativar a atenção do cliente da melhor maneira possível. Sem nunca deixar de levar ao seu cliente a informação desejada. Porém, não se limite a perfeição, as exigências para esta classificação são de níveis elevados, afinal, o que os olhos não veem o coração não sente, correto?!

Podcast

Conteúdos em áudios, essa é a modalidade do podcast. Esta categoria vem, cada vez mais, ganhando espaço no mercado, pois a comodidade de ouvir para compreender o tema sem precisar fazer a leitura pode cativar o seu potencial cliente, devido as necessidades e a falta de tempo pelas tarefas do dia.

Webinário

São as aulas online, onde, em uma sala de bate papo, por meio de transmissão ao vivo (live), haverá um profissional em determinado assunto que ministrará uma palestra para interessados no tema; estes, por sua vez, serão potenciais clientes.

Neste caso, é interessante o tema estar ligado ao ramo de atividade do seu negócio, para você empreendedor, será muito atrativo. Anterior à aula, é necessário cadastrar os interessados na palestra. Será a partir daí que irá gerar lead’s para o seu departamento comercial.


Espero ter ajudado no entendimento do tema. Nas nossas redes sociais você pode ver mais exemplos de tipos de conteúdo. Até a próxima!