Atualmente quase todas as empresas estão em alguma rede social, mas a maioria delas de maneira errada ou ineficiente. É muito comum vermos clientes reclamando por não obterem resultados. Isto ocorre porque gerenciar as redes sociais não é somente fazer publicações. Para obter sucesso, deve haver uma estratégia bem posicionada, conteúdo de qualidade e um bom monitoramento dos resultados.

Em primeiro lugar, para que isso seja bem feito, é necessário ter uma pessoa responsável exclusivamente por esse canal, que se dedica em tempo integral para trazer mais resultados para a área de marketing através das redes sociais. Isso também é necessário pois a empresa deverá interagir a todo momento com os seguidores.

Em quais redes sociais devo estar presente?

Cada rede social funciona de maneira diferente, e possui públicos diferentes. O melhor a se fazer é identificar qual é o seu público alvo e localizar onde este público está.

Sabemos que o Facebook, a rede social mais popular do planeta, tem uma abrangência de público bem maior, por isso acaba sendo a principal escolha das empresas. Só em solo brasileiro, engloba 90% da população que tem acesso à internet, 90 milhões de pessoas para ser mais exato.

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Mas as vezes precisamos levar em conta outras opções: O Instagram ou Pinterest, por exemplo, são ferramentas mais visuais onde o público pode encontrar ideias e inspirações de seu interesse, conhecer o dia a dia da sua empresa, etc. Estas redes podem trazer mais resultados para uma loja de roupas do que para uma empresa de serviços corporativos, mas muitas vezes a única forma de descobrir isso é testando.

Como montar uma estratégia nas mídias sociais?

Sem uma estratégia bem definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais mas não saberá o que fazer com ele. É aqui que muitas empresas erram, acabam não enxergando o real benefício desse investimento e desanimam.

São nas redes sociais que os nossos seguidores e clientes se sentem à vontade para compartilhar um conteúdo nosso, para comentar e dar feedbacks sobre conteúdos e serviços que oferecemos ou simplesmente para terem um canal de comunicação aberto com a gente.

Porém, existem diversos objetivos que podem ser usados na sua estratégia. Por exemplo:

  • divulgação da marca;
  • ser um canal de comunicação com os clientes;
  • criar uma comunidade fã da sua empresa;
  • educação através da divulgação de conteúdo;
  • vendas.

E o mais importante: essa estratégia pode – e deve – variar conforme o tempo. Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas. Depois é a hora de gerar conteúdo - ele deve ser compatível com cada campanha - e definir um cronograma de publicações.

No fim, o que importa é que o nosso seguidor encontre conteúdo que lhe interesse e que ele se sinta acolhido e atendido pela empresa através das redes sociais, isso vai gerar engajamento e confiança em sua marca, e também futuros clientes.

Como eu analiso os meus resultados?

Após fazer tudo isso, a única forma de você medir se a gestão de redes sociais de sua empresa está sendo bem feita ou não é analisando os seus resultados. Para isso, você precisa definir quais métricas são importantes dentro da sua estratégia.

Métricas como o Engajamento e o Alcance das publicações, fornecidas pela própria rede são muito importantes para tirarmos resultados sobre o tipo de conteúdo que estamos publicando, as imagens que estamos utilizando, nossa comunicação, textos, horários, etc.

Métricas como o aumento mensal no número de fãs e análise de sentimento das interações deixadas pelos seguidores podem ajudar a mensurar se a estratégia está sendo bem realizada ou não.

Por exemplo, se você observar que o número de fãs da sua página e o alcance das suas publicações continua aumentando, mas que o tráfego no seu site vindo das redes sociais está cada vez menor, é possível que alguma coisa na sua publicação não esteja dando resultado.

Finalmente, todas estas informações devem ser muito bem analisadas e comparadas para se chegar aos resultados e usar estes números de forma inteligente para melhorar as próximas campanhas.