Para começo de conversa, vamos falar sobre marca. O que é uma marca? Por que ela é tão importante? “A marca é a intuição que uma pessoa tem sobre uma empresa, produto ou serviço” (Marty Neumeier). As marcas ajudam o consumidor na sua escolha dentre milhares de opções. Elas transmitem a qualidade do produto/serviço e dão segurança ao cliente de que ele está tomando a decisão certa. Uma marca usa imagens e várias formas de linguagens para estimular o cliente a se identificar com ela.

O mercado de hoje nos mergulha numa infinidade de opções. Em média, os consumidores são expostos a 6 mil anúncios por dia e a mais de 25 mil novos produtos por ano. As marcas nos ajudam a atravessar esse mar de escolhas... MAS NÃO SE DESESPERE PARA ATRAIR ATENÇÃO! Busque formas de estabelecer uma ligação emocional com seus clientes, desenvolver relações duradouras e fiéis. Uma marca forte se destaca, as pessoas se apaixonam por ela! E isso afeta o sucesso da empresa.

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O que é a identidade visual da marca?

A identidade visual é o que singulariza visualmente um dado objeto, neste caso uma marca. É o que a diferencia das demais por seus elementos visuais. A identidade da marca é algo palpável, que afeta nossos sentidos. Nós podemos vê-la, tocá-la, ouvi-la. A identidade da marca faz crescer o reconhecimento e a diferenciação, ela reúne elementos variados e os unifica. O design desempenha um papel essencial na criação de marcas, pois ele ajuda a incorporar os elementos mais importantes para os consumidores, aqueles intangíveis, como emoção, contexto e essência.

O ponto de entrada de uma marca é o logo. As melhores marcas representam uma grande ideia, um posicionamento estratégico, um conjunto de valores bem definido. Todos estes significados podem ser comunicados através de símbolos, formas, cores, especialmente escolhidos para crirar uma forma visual exclusiva.

Quando o designer desenvolve logotipos para empresas, por extensão acaba projetando também o material de papelaria (cartões de visita, envelopes, papéis timbrados), além de fachadas, aplicações para uniformes, dentre outros. Estes elementos formam um conjunto de projetos que constroem, de maneira unificada, a identidade visual daquela marca.

“O investimento constante em design é recompensado com competitividade duradoura” (Design Council UK)

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Três razões para investir na identidade de marca:

1ª Facilita a compra para o consumidor

A identidade de marca dá à empresa, seja ela de qualquer tamanho, uma imagem profissional e de fácil reconhecimento. Assim, a marca se posiciona e se diferencia da concorrência. Um sistema de identidade inteligente transmite respeito pelo cliente e facilita a compreensão de vantagens e benefícios. Quando você investe no redesign de um produto ou da sua marca, por exemplo, isso agrada e fideliza o cliente, ele percebe que a empresa acompanha e se adapta às mudanças externas. Uma identidade de sucesso inclui elementos como um nome fácil de lembrar e uma comunicação visual diferenciada.

2ª Facilita a venda para a equipe comercial

Seja o diretor de uma empresa global, seja um empreendedor novato, ou ainda uma organização sem fins lucrativos, todos estão vendendo. A identidade de marca estratégica funciona para construir a consciência e o entendimento de uma organização e de seus pontos fortes. A identidade procura comunicar com clareza a proposta de valor exclusiva de uma marca. Assim, a coerência das comunicações nas várias mídias envia ao cliente um poderoso sinal sobre o foco preciso da empresa. Este conceito de identidade visual consiste também em estar presente nas estratégias de marketing, pois é um ponto de grande importância na atração e conversão de clientes.

3ª Facilita a construção de valor da marca

A meta de todas as empresas é agregar valor à sua marca. O seu sucesso futuro depende da conscientização do público, da preservação de sua reputação e da defesa de seus valores. Uma identidade de marca forte ajuda a construir o valor de marca por meio de um maior reconhecimento, consciência e fidelidade do cliente, ajudando a tornar a empresa mais bem-sucedida.

Concluindo

Uma das principais características que a identidade visual de marca proporciona é a COERÊNCIA. Sempre que o cliente estiver interagindo com sua marca, ela deve parecer familiar, tanto visualmente como na experiência que proporciona. A coerência garante que todas as peças se encaixem perfeitamente para o cliente. Uma construção de marca coesa utiliza cores, famílias tipográficas e formatos de design especialmente escolhidos.

LEMBRE-SE de que, antes de tudo, você deve ter estratégias e objetivos claros para sua marca, além de conhecer bem quem são seus clientes e suas necessidades.

Pronto. Agora, mãos à obra! Vamos construir uma marca de valor e posicioná-la no mercado?


Referências Bibliográficas

Design de Identidade da Marca. Alina Wheeler. 3. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2012.

Sistemas de identidade visual. Maria Luísa Peón. 4. Ed. – Rio de Janeiro: 2AB, 2009.